As atividades relacionadas à gestão, organização e preservação de acervos documentais de uma instituição ou empresa, visam garantir a eficiência e eficácia na administração dos documentos, bem como são essenciais para garantir a integridade, acessibilidade e longevidade dos documentos importantes.
Documenti
Gestão da Informação

Compreende o estabelecimento de procedimentos, diretrizes e política para a gestão dos documentos. Incluindo a definição de responsabilidades, fluxos de trabalho, padrões de catalogação, conservação dos documentos, entre outros.

Garantir que os documentos sejam organizados de maneira consistente e lógica, permitindo uma recuperação eficiente. Isso pode envolver a categorização, a criação de índices e a definição de estruturas de pastas ou sistemas de marcação.

O objetivo é manter os documentos em boas condições ao longo do tempo. Envolvendo a implementação de medidas para prevenir danos causados por umidade, luz, pragas e outros fatores. A conservação curativa refere-se a ações tomadas para reparar danos existentes.

A conversão de documentos físicos em formatos digitais facilita o acesso e a preservação a longo prazo. Isso inclui a preparação dos documentos físicos (remoção de grampos, correção de rasgos) antes da digitalização, e a disponibilização em diversos formatos digitais.

Planejamento e implementação de projetos que visam obter financiamento externo para a preservação e a organização de acervos documentais. Objetivando o desenvolvimento e a modernização de arquivos, bibliotecas, centros de documentação. 
Por exemplo: Podemos citar o uso do ICMS Cultural.

Consiste em sistemas de gerenciamento de documentos eletrônicos, ou de sistemas de gestão de acervos, para facilitar a busca, recuperação e organização das informações. 

Identificação e resolução de problemas que possam surgir no processo de gestão e manutenção dos documentos.

Desenvolvimento de um plano estratégico que define as diretrizes e procedimentos para o gerenciamento dos documentos ao longo do ciclo de vida, de acordo com a normas técnicas e legislação em vigor sobre o tema.

Desenvolvimento de políticas, procedimentos e estratégias para a criação, armazenamento, acesso, preservação e disponibilização das informações. Englobando a definição de técnicas, sistemas de informação, mobiliário adequado.

Assistência na criação de sistemas de classificação e definição de prazos de guarda e eliminação dos documentos, de acordo com as atividades da organização e de normas e técnicas vigentes.

 

Assistência no uso do Plano e Tabela da Atividade-meio, sistemas de classificação e aplicação dos prazos de guarda e eliminação dos documentos, de acordo com as atividades da organização e de normas e técnicas vigentes.

Definição de normas, procedimentos, diretrizes, manuais e demais ferramentas visando para a preservação física dos documentos, considerando aspectos da conservação e do acesso.

Definição de normas, procedimentos, diretrizes, manuais e demais ferramentas visando para a preservação digital dos documentos e acesso. Fundamental para assegurar que os documentos sejam mantidos e acessíveis para gerações futuras.

Análise cuidadosa das necessidades dos usuários e ao contexto em que a biblioteca será ou está estabelecida. Organização e definição de normas, procedimentos, classificação, catalogação, sistemas de gestão, entre outros para livros, periódicos, fotografias,  plantas, mapas

Criação e curadoria de coleções específicas, como acervos de memória, obras raras, fototecas e hemerotecas.

Definição de critérios para a seleção e aquisição de novos materiais para enriquecer o acervo, levando em consideração as necessidades e interesses locais.

Constituição de um espaço adequado, mobiliário e materiais especiais, bem como estratégias para preservar e restaurar documentos em papel que esteja danificados ou em risco de deterioração. Essencial para assegurar a longevidade de documentos valiosos e históricos.

Concepção de um espaço, estabelecimento métodos, técnicas e ferramentas dedicados à preservação, exposição e compartilhamento de memórias e cultura de uma organização, comunidade ou tema específico. Com o objetivo manter viva a história e o legado, permitindo que as gerações presentes e futuras tenham acesso a informações importantes.

Realização do projeto de  curadoria digital englobando o processo de seleção, organização, preservação e apresentação de conteúdo digital relevante, com o objetivo de fornecer valor, contexto e significado aos usuários.

Desenvolvimento de plataformas online visando o armazenamento, gerenciamento, preservação e disponibilização de conteúdo digital, como documentos, imagens, vídeos, entre outros. e organização de plataformas digitais para armazenamento e acesso a documentos eletrônicos. Com a finalidade de centralizar e facilitar o acesso a informações, promovendo a disseminação do conhecimento.

A seleção do mobiliário adequado para guardar documentos, arquivos e bibliotecas é fundamental para garantir a preservação e acessibilidade dos materiais ao longo do tempo.

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